FORMAÇÃO GERAL VII
Considerando as discussões ocorridas nas Conferências entre as partes (COP) desde a década de 90 até os dias atuais, leia as afirmações e assinale a alternativa correta.
I. Foi solicitado aos países mais desenvolvidos que criassem um fundo de recursos para ser destinado aos países mais pobres na luta contra as mudanças climáticas.
II. Foi aprovado no COP19, entre os países signatários, um novo tratado sobre o Protocolo de Kyoto.
III. O Brasil lançou um programa chamado Plano Nacional sobre Mudança do Clima, incluindo metas para redução do desmatamento.
IV. As discussões acerca da redução dos gases do efeito estufa (GEEs) são necessárias e discutidas em diversas conferências. O protocolo de Kyoto vem sendo discutido há muitas décadas e, em 2015, foram aprovadas novas metas.
Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas I e IV.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
Um impulso especial para a questão ambiental global foi dado com a publicação, no início de 1972, do relatório Limites do Crescimento, elaborado por equipe do Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos mais importantes e conceituados centros de pesquisa dos Estados Unidos e do planeta. As conclusões do relatório, coordenado por Dennis L. Meadows e outros autores, alertando para os limites da exploração dos recursos naturais, tiveram grande repercussão na primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente Humano, realizada naquele ano em Estocolmo, Suécia. A Conferência de Estocolmo é, de fato, um marco em termos do ambientalismo contemporâneo, por consolidar vários conceitos ainda caros, como os princípios da precaução e das responsabilidades comuns e diferenciadas. Limites do Crescimento nasceu do pedido de um membro do Clube de Roma, Edouard Pestel, reitor da Universidade de Hannover e membro da direção da Fundação Volkswagen, para que esta instituição liberasse US$ 200 mil que seriam usados no financiamento de um estudo mais amplo do que Dilemas da Humanidade. Publicado em julho de 1970, pelo Clube de Roma, Dilemas foi um dos primeiros textos em que o primeiro time do grande empresariado mundial demonstrou alguma preocupação com as barreiras ambientais ao crescimento econômico.
(Fonte: MARTINS, J. P. Limites do Crescimento: o relatório que impulsionou o debate ambiental. ASN - Agência Social de Notícias. Disponível em: <http://agenciasn.com.br/arquivos/3391>. Acesso em: 12 jul. 2017.)
Considerando esse importante relatório, analise as afirmações a seguir:
I. Apresenta a escassez catastrófica dos recursos naturais e a níveis perigosos de contaminação em um prazo de 100 anos.
II. Mostra a reflexão sobre o futuro do planeta, especialmente em relação à questão ambiental.
III. Demonstra a preocupação do Empresariado com a questão social.
IV. Demonstra a inexistência da preocupação com miséria, com os graves problemas de moradia, saneamento básico, dentre outros.
Considerando essas afirmações, é correto o que se afirma em:
I, somente.
I e II, somente.
III e IV, somente.
I, II e III, somente.
II e IV, somente.
A família ocidental, aquela que se constitui como um padrão ideal, tradicional, é caracterizada como patriarcal, monogâmica e consanguínea. Ela é fruto de uma série de junções e fusões de elementos que construíram a ordem e o sentido do papel da família na vida social na Europa ocidental cristã.
Assinale a alternativa que resume os elementos formadores da família ocidental.
A família ocidental é o resultado do encontro entre a institucionalização da família romana e os costumes germânicos. Vale lembrar da forte influência cultural judaico-cristã.
Há uma influência direta da constituição judaica na família ocidental. Existe a possibilidade de se agregarem herdeiros para a manutenção da propriedade e o desprendimento dos elementos consanguíneos formadores da família tradicional.
A família que se constituiu na Europa é fundada na herança etrusca da poligamia. A herança se dava pela eficiência dos jovens, independentes dos laços familiares consanguíneos.
A constituição da família ocidental é algo recente. Formada com o advento do capitalismo e da economia de mercado, ela responde às necessidades de propriedade e acumulação de riqueza.
Formada no sentido agrário e de sobrevivência popular, a família ocidental foi constituída pela vida agrária camponesa e herdada pelo proletariado urbano das cidades industriais europeias.
Segundo Piaget, a criança não é um adulto em miniatura, porém apresenta características próprias de sua idade. Nesse sentido, estudar o desenvolvimento humano significa descobrir que ele é determinado pela interação dos fatores, como:
I Hereditariedade; Crescimento Orgânico; Crescimento Cerebral; Aspecto físico-motor.
II Hereditariedade; Maturação Neurofisiológica; Meio Ambiente; Inconsciente; Crescimento Orgânico.
III Aspecto físico-motor; Aspecto Intelectual; Aspecto Afetivo-Emocional; Aspecto Social;
IV Aspecto Físico-Motor; Período SensórioMotor; Período Pré-Operatório; Período das Operações concretas.
Somente I, III e IV estão corretas.
Somente a IV está correta.
Somente a III está correta.
Todas estão corretas.
Somente I e II estão corretas.
De acordo com as premissas piagetianas, entender a esfera do processo de desenvolvimento é condição sine qua non para o ato de ensinar.
Com vistas a tal compreensão do desenrolar do nascimento até o ingresso na fase da adolescência, é correto afirmar:
I. A etapa sensório-motora abrange do nascimento aos dois anos de idade. Nessa fase, a criança baseia-se em percepções sensoriais e em esquemas motores para resolver problemas.
II. A etapa operatório-formal ocorre na adolescência. Nessa fase, o adolescente é capaz de raciocinar logicamente, utilizando hipóteses, independente de situações concretas.
III. Para Piaget, essas etapas não podem ser rigidamente demarcadas, pois elas se referem à média de idade das crianças e dependem da maturação.
IV. Embora Piaget tenha definido fases de desenvolvimento, ele não é taxativo na delimitação temporal delas.
Todas estão corretas.
Somente I, III e IV estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente a III está correta.
Somente I e II estão corretas.
De certo modo, é muito difícil que alguém ou algum grupo social esteja totalmente excluído de toda a sociedade. Geralmente, isso ocorre sobre uma parte dela. Assim, falar de inclusão é falar de democratizar os diferentes espaços para aqueles que não possuem acesso direto a eles
(Pena, R.F.A. Inclusão Social. Mundo Educação. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/inclusao-social.htm>. Acesso em: 09 jul. 2017.)
Acerca desse assunto, classifique os casos hipotéticos a seguir como Inclusão Social (IS) ou Exclusão Social (ES).
( ) Juliano tem 65 anos de idade e trabalha como vigia noturno há 20 anos na mesma empresa. Recentemente, devido à implantação de vigilância monitorada, foi dispensado do trabalho e tem tido dificuldade de conseguir recolocação no mercado por conta de sua idade.
( ) Tatiana realiza ações em diversos pontos da cidade onde mora, com o intuito de proporcionar o acesso à educação básica para crianças que não tiveram tal oportunidade.
( ) Ao tentar liberar um crédito pessoal na agência bancária em que tem conta, Lauro teve seu pedido negado. Ele julga que tal negação se deve ao fato de residir em um bairro rotulado como perigoso em sua cidade.
Assinale a alternativa com a ordem correta:
ES IS ES.
ES ES ES.
IS IS IS.
ES IS IS.
IS ES ES.
Uma das mudanças mais importantes na Constituição de 1988 e que também foi estabelecida pelo novo Código Civil (2002) foi o fim da família como uma instituição indissolúvel e acima da liberdade de seus membros. O indivíduo passa a ser prioritário dentro da composição familiar. Para o senso comum, essa questão é de difícil compreensão. No entanto ela é fundamental para garantir a felicidade dos membros familiares.
Assinale a alternativa que justifica essa afirmação.
Estamos vivendo a supremacia dos indivíduos sobre as instituições. Dessa forma, qualquer pessoa pode romper sua união familiar, tendo filhos ou não, sem ter que arcar com a responsabilidades dessa ruptura.
A liberdade afetiva se dá de forma plena, não tendo qualquer compromisso com a estabilidade das relações.
A liberdade dos indivíduos dentro do ambiente familiar se dá apenas àqueles que têm mais de 18 anos. Estes podem ter liberdade de rompimento dos laços familiares e o estabelecimento de novos laços sem o consentimento ou a ciência de quem quer que seja.
Valoriza-se a relação estável entre os membros da família, a união e o sentimento afetivo em detrimento da preservação institucional.
A liberdade implica em constituir quantas famílias desejar ao mesmo tempo, com ou sem ciência do parceiro ou da parceira. Não há qualquer compromisso com a fidelidade ao relacionamento conjugal.
De acordo com o artigo 135 do Código Penal Brasileiro, "deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime de omissão de socorro. Em um caso de queda de nível elevado, vítima consciente, com fratura em membro inferior e provável traumatismo craniano, quais seriam as ações de primeiros socorros executadas de forma correta?
Tentar reposicionar o osso fraturado em sua posição anatômica e acionar o serviço de atendimento móvel de urgência SAMU.
Verificar a segurança do local, acionar o serviço integrado de atendimento ao trauma em emergência SIATE, acalmar a vítima orientando-a que não se movimente.
Caso não esteja envolvido no acidente, não é necessário executar ações de primeiros socorros, deixar que outra pessoa o faça.
Verificar a segurança do local, reposicionar o osso fraturado, improvisar uma tala e transportar a vítima ao pronto-socorro mais próximo.
Realizar um curativo compressivo na região da fratura, transportar a vítima ao pronto-socorro e acionar a polícia militar.
Ocasionado por diversas razões, como exposição ao calor, períodos prolongados sem consumir alimentos, estresses, cansaço físico, ambiente de trabalho com risco, altas temperaturas, entre outros, o Desmaio, também chamado de síncope, é uma perda de consciência repentina que ocorre quando a pressão arterial cai, e não chega oxigênio suficiente ao cérebro para manter suas funções plenamente ativas.
Alguns procedimentos devem ser realizados em casos de desmaio, analise as afirmações de acordo com a prioridade de atendimento:
Se a vítima não responde, jogar água fria em sua face e/ou sacudí-la com movimentos rápidos e seguros.
Afastá-la de local que ofereça perigo como portas, escadas e janelas. Se ainda acordada, sentá-la com a cabeça abaixo dos joelhos e pressionar sua nuca para melhorar a oxigenação cerebral.
Mantê-la deitada com a cabeça lateralizada e oferecer água ou álcool para a vítima beber.
Manter a vítima em segurança e caso ela não recobre a consciência em até dez minutos, é recomendado acionar o serviço de atendimento médico de urgência.
Assim que o desmaio passar, incentivar a vítima a caminhar a fim de melhorar a oxigenação.
Na parada cardiorrespiratória, a cada 1 minuto, cai 10% a chance de reversão e após 10 minutos sem nenhuma manobra, a efetividade do socorro é quase improvável. Com manobras eficientes, prolonga-se este tempo. Diante de uma situação em que a queixa inicial é de dor no peito seguida de um quadro de inconsciência e parada cardiorrespiratória (PCR), identifique qual alternativa retrata o correto atendimento inicial de primeiros socorros, para atendentes leigos.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com compressões torácicas.
A Reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com respiração boca a boca.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com o desfibrilador automático externo (DEA).
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com ventilação boca a boca seguida de compressões torácicas.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com soco precordial.
II. Foi aprovado no COP19, entre os países signatários, um novo tratado sobre o Protocolo de Kyoto.
III. O Brasil lançou um programa chamado Plano Nacional sobre Mudança do Clima, incluindo metas para redução do desmatamento.
IV. As discussões acerca da redução dos gases do efeito estufa (GEEs) são necessárias e discutidas em diversas conferências. O protocolo de Kyoto vem sendo discutido há muitas décadas e, em 2015, foram aprovadas novas metas.
Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas I e IV.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
Um impulso especial para a questão ambiental global foi dado com a publicação, no início de 1972, do relatório Limites do Crescimento, elaborado por equipe do Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos mais importantes e conceituados centros de pesquisa dos Estados Unidos e do planeta. As conclusões do relatório, coordenado por Dennis L. Meadows e outros autores, alertando para os limites da exploração dos recursos naturais, tiveram grande repercussão na primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente Humano, realizada naquele ano em Estocolmo, Suécia. A Conferência de Estocolmo é, de fato, um marco em termos do ambientalismo contemporâneo, por consolidar vários conceitos ainda caros, como os princípios da precaução e das responsabilidades comuns e diferenciadas. Limites do Crescimento nasceu do pedido de um membro do Clube de Roma, Edouard Pestel, reitor da Universidade de Hannover e membro da direção da Fundação Volkswagen, para que esta instituição liberasse US$ 200 mil que seriam usados no financiamento de um estudo mais amplo do que Dilemas da Humanidade. Publicado em julho de 1970, pelo Clube de Roma, Dilemas foi um dos primeiros textos em que o primeiro time do grande empresariado mundial demonstrou alguma preocupação com as barreiras ambientais ao crescimento econômico.
(Fonte: MARTINS, J. P. Limites do Crescimento: o relatório que impulsionou o debate ambiental. ASN - Agência Social de Notícias. Disponível em: <http://agenciasn.com.br/arquivos/3391>. Acesso em: 12 jul. 2017.)
Considerando esse importante relatório, analise as afirmações a seguir:
I. Apresenta a escassez catastrófica dos recursos naturais e a níveis perigosos de contaminação em um prazo de 100 anos.
II. Mostra a reflexão sobre o futuro do planeta, especialmente em relação à questão ambiental.
III. Demonstra a preocupação do Empresariado com a questão social.
IV. Demonstra a inexistência da preocupação com miséria, com os graves problemas de moradia, saneamento básico, dentre outros.
Considerando essas afirmações, é correto o que se afirma em:
I, somente.
I e II, somente.
III e IV, somente.
I, II e III, somente.
II e IV, somente.
A família ocidental, aquela que se constitui como um padrão ideal, tradicional, é caracterizada como patriarcal, monogâmica e consanguínea. Ela é fruto de uma série de junções e fusões de elementos que construíram a ordem e o sentido do papel da família na vida social na Europa ocidental cristã.
Assinale a alternativa que resume os elementos formadores da família ocidental.
A família ocidental é o resultado do encontro entre a institucionalização da família romana e os costumes germânicos. Vale lembrar da forte influência cultural judaico-cristã.
Há uma influência direta da constituição judaica na família ocidental. Existe a possibilidade de se agregarem herdeiros para a manutenção da propriedade e o desprendimento dos elementos consanguíneos formadores da família tradicional.
A família que se constituiu na Europa é fundada na herança etrusca da poligamia. A herança se dava pela eficiência dos jovens, independentes dos laços familiares consanguíneos.
A constituição da família ocidental é algo recente. Formada com o advento do capitalismo e da economia de mercado, ela responde às necessidades de propriedade e acumulação de riqueza.
Formada no sentido agrário e de sobrevivência popular, a família ocidental foi constituída pela vida agrária camponesa e herdada pelo proletariado urbano das cidades industriais europeias.
Segundo Piaget, a criança não é um adulto em miniatura, porém apresenta características próprias de sua idade. Nesse sentido, estudar o desenvolvimento humano significa descobrir que ele é determinado pela interação dos fatores, como:
I Hereditariedade; Crescimento Orgânico; Crescimento Cerebral; Aspecto físico-motor.
II Hereditariedade; Maturação Neurofisiológica; Meio Ambiente; Inconsciente; Crescimento Orgânico.
III Aspecto físico-motor; Aspecto Intelectual; Aspecto Afetivo-Emocional; Aspecto Social;
IV Aspecto Físico-Motor; Período SensórioMotor; Período Pré-Operatório; Período das Operações concretas.
Somente I, III e IV estão corretas.
Somente a IV está correta.
Somente a III está correta.
Todas estão corretas.
Somente I e II estão corretas.
De acordo com as premissas piagetianas, entender a esfera do processo de desenvolvimento é condição sine qua non para o ato de ensinar.
Com vistas a tal compreensão do desenrolar do nascimento até o ingresso na fase da adolescência, é correto afirmar:
I. A etapa sensório-motora abrange do nascimento aos dois anos de idade. Nessa fase, a criança baseia-se em percepções sensoriais e em esquemas motores para resolver problemas.
II. A etapa operatório-formal ocorre na adolescência. Nessa fase, o adolescente é capaz de raciocinar logicamente, utilizando hipóteses, independente de situações concretas.
III. Para Piaget, essas etapas não podem ser rigidamente demarcadas, pois elas se referem à média de idade das crianças e dependem da maturação.
IV. Embora Piaget tenha definido fases de desenvolvimento, ele não é taxativo na delimitação temporal delas.
Todas estão corretas.
Somente I, III e IV estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente a III está correta.
Somente I e II estão corretas.
De certo modo, é muito difícil que alguém ou algum grupo social esteja totalmente excluído de toda a sociedade. Geralmente, isso ocorre sobre uma parte dela. Assim, falar de inclusão é falar de democratizar os diferentes espaços para aqueles que não possuem acesso direto a eles
(Pena, R.F.A. Inclusão Social. Mundo Educação. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/inclusao-social.htm>. Acesso em: 09 jul. 2017.)
Acerca desse assunto, classifique os casos hipotéticos a seguir como Inclusão Social (IS) ou Exclusão Social (ES).
( ) Juliano tem 65 anos de idade e trabalha como vigia noturno há 20 anos na mesma empresa. Recentemente, devido à implantação de vigilância monitorada, foi dispensado do trabalho e tem tido dificuldade de conseguir recolocação no mercado por conta de sua idade.
( ) Tatiana realiza ações em diversos pontos da cidade onde mora, com o intuito de proporcionar o acesso à educação básica para crianças que não tiveram tal oportunidade.
( ) Ao tentar liberar um crédito pessoal na agência bancária em que tem conta, Lauro teve seu pedido negado. Ele julga que tal negação se deve ao fato de residir em um bairro rotulado como perigoso em sua cidade.
Assinale a alternativa com a ordem correta:
ES IS ES.
ES ES ES.
IS IS IS.
ES IS IS.
IS ES ES.
Uma das mudanças mais importantes na Constituição de 1988 e que também foi estabelecida pelo novo Código Civil (2002) foi o fim da família como uma instituição indissolúvel e acima da liberdade de seus membros. O indivíduo passa a ser prioritário dentro da composição familiar. Para o senso comum, essa questão é de difícil compreensão. No entanto ela é fundamental para garantir a felicidade dos membros familiares.
Assinale a alternativa que justifica essa afirmação.
Estamos vivendo a supremacia dos indivíduos sobre as instituições. Dessa forma, qualquer pessoa pode romper sua união familiar, tendo filhos ou não, sem ter que arcar com a responsabilidades dessa ruptura.
A liberdade afetiva se dá de forma plena, não tendo qualquer compromisso com a estabilidade das relações.
A liberdade dos indivíduos dentro do ambiente familiar se dá apenas àqueles que têm mais de 18 anos. Estes podem ter liberdade de rompimento dos laços familiares e o estabelecimento de novos laços sem o consentimento ou a ciência de quem quer que seja.
Valoriza-se a relação estável entre os membros da família, a união e o sentimento afetivo em detrimento da preservação institucional.
A liberdade implica em constituir quantas famílias desejar ao mesmo tempo, com ou sem ciência do parceiro ou da parceira. Não há qualquer compromisso com a fidelidade ao relacionamento conjugal.
De acordo com o artigo 135 do Código Penal Brasileiro, "deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime de omissão de socorro. Em um caso de queda de nível elevado, vítima consciente, com fratura em membro inferior e provável traumatismo craniano, quais seriam as ações de primeiros socorros executadas de forma correta?
Tentar reposicionar o osso fraturado em sua posição anatômica e acionar o serviço de atendimento móvel de urgência SAMU.
Verificar a segurança do local, acionar o serviço integrado de atendimento ao trauma em emergência SIATE, acalmar a vítima orientando-a que não se movimente.
Caso não esteja envolvido no acidente, não é necessário executar ações de primeiros socorros, deixar que outra pessoa o faça.
Verificar a segurança do local, reposicionar o osso fraturado, improvisar uma tala e transportar a vítima ao pronto-socorro mais próximo.
Realizar um curativo compressivo na região da fratura, transportar a vítima ao pronto-socorro e acionar a polícia militar.
Ocasionado por diversas razões, como exposição ao calor, períodos prolongados sem consumir alimentos, estresses, cansaço físico, ambiente de trabalho com risco, altas temperaturas, entre outros, o Desmaio, também chamado de síncope, é uma perda de consciência repentina que ocorre quando a pressão arterial cai, e não chega oxigênio suficiente ao cérebro para manter suas funções plenamente ativas.
Alguns procedimentos devem ser realizados em casos de desmaio, analise as afirmações de acordo com a prioridade de atendimento:
Se a vítima não responde, jogar água fria em sua face e/ou sacudí-la com movimentos rápidos e seguros.
Afastá-la de local que ofereça perigo como portas, escadas e janelas. Se ainda acordada, sentá-la com a cabeça abaixo dos joelhos e pressionar sua nuca para melhorar a oxigenação cerebral.
Mantê-la deitada com a cabeça lateralizada e oferecer água ou álcool para a vítima beber.
Manter a vítima em segurança e caso ela não recobre a consciência em até dez minutos, é recomendado acionar o serviço de atendimento médico de urgência.
Assim que o desmaio passar, incentivar a vítima a caminhar a fim de melhorar a oxigenação.
Na parada cardiorrespiratória, a cada 1 minuto, cai 10% a chance de reversão e após 10 minutos sem nenhuma manobra, a efetividade do socorro é quase improvável. Com manobras eficientes, prolonga-se este tempo. Diante de uma situação em que a queixa inicial é de dor no peito seguida de um quadro de inconsciência e parada cardiorrespiratória (PCR), identifique qual alternativa retrata o correto atendimento inicial de primeiros socorros, para atendentes leigos.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com compressões torácicas.
A Reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com respiração boca a boca.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com o desfibrilador automático externo (DEA).
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com ventilação boca a boca seguida de compressões torácicas.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com soco precordial.
I, somente.
I e II, somente.
III e IV, somente.
I, II e III, somente.
II e IV, somente.
A família ocidental, aquela que se constitui como um padrão ideal, tradicional, é caracterizada como patriarcal, monogâmica e consanguínea. Ela é fruto de uma série de junções e fusões de elementos que construíram a ordem e o sentido do papel da família na vida social na Europa ocidental cristã.
Assinale a alternativa que resume os elementos formadores da família ocidental.
A família ocidental é o resultado do encontro entre a institucionalização da família romana e os costumes germânicos. Vale lembrar da forte influência cultural judaico-cristã.
Há uma influência direta da constituição judaica na família ocidental. Existe a possibilidade de se agregarem herdeiros para a manutenção da propriedade e o desprendimento dos elementos consanguíneos formadores da família tradicional.
A família que se constituiu na Europa é fundada na herança etrusca da poligamia. A herança se dava pela eficiência dos jovens, independentes dos laços familiares consanguíneos.
A constituição da família ocidental é algo recente. Formada com o advento do capitalismo e da economia de mercado, ela responde às necessidades de propriedade e acumulação de riqueza.
Formada no sentido agrário e de sobrevivência popular, a família ocidental foi constituída pela vida agrária camponesa e herdada pelo proletariado urbano das cidades industriais europeias.
Segundo Piaget, a criança não é um adulto em miniatura, porém apresenta características próprias de sua idade. Nesse sentido, estudar o desenvolvimento humano significa descobrir que ele é determinado pela interação dos fatores, como:
I Hereditariedade; Crescimento Orgânico; Crescimento Cerebral; Aspecto físico-motor.
II Hereditariedade; Maturação Neurofisiológica; Meio Ambiente; Inconsciente; Crescimento Orgânico.
III Aspecto físico-motor; Aspecto Intelectual; Aspecto Afetivo-Emocional; Aspecto Social;
IV Aspecto Físico-Motor; Período SensórioMotor; Período Pré-Operatório; Período das Operações concretas.
Somente I, III e IV estão corretas.
Somente a IV está correta.
Somente a III está correta.
Todas estão corretas.
Somente I e II estão corretas.
De acordo com as premissas piagetianas, entender a esfera do processo de desenvolvimento é condição sine qua non para o ato de ensinar.
Com vistas a tal compreensão do desenrolar do nascimento até o ingresso na fase da adolescência, é correto afirmar:
I. A etapa sensório-motora abrange do nascimento aos dois anos de idade. Nessa fase, a criança baseia-se em percepções sensoriais e em esquemas motores para resolver problemas.
II. A etapa operatório-formal ocorre na adolescência. Nessa fase, o adolescente é capaz de raciocinar logicamente, utilizando hipóteses, independente de situações concretas.
III. Para Piaget, essas etapas não podem ser rigidamente demarcadas, pois elas se referem à média de idade das crianças e dependem da maturação.
IV. Embora Piaget tenha definido fases de desenvolvimento, ele não é taxativo na delimitação temporal delas.
Todas estão corretas.
Somente I, III e IV estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente a III está correta.
Somente I e II estão corretas.
De certo modo, é muito difícil que alguém ou algum grupo social esteja totalmente excluído de toda a sociedade. Geralmente, isso ocorre sobre uma parte dela. Assim, falar de inclusão é falar de democratizar os diferentes espaços para aqueles que não possuem acesso direto a eles
(Pena, R.F.A. Inclusão Social. Mundo Educação. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/inclusao-social.htm>. Acesso em: 09 jul. 2017.)
Acerca desse assunto, classifique os casos hipotéticos a seguir como Inclusão Social (IS) ou Exclusão Social (ES).
( ) Juliano tem 65 anos de idade e trabalha como vigia noturno há 20 anos na mesma empresa. Recentemente, devido à implantação de vigilância monitorada, foi dispensado do trabalho e tem tido dificuldade de conseguir recolocação no mercado por conta de sua idade.
( ) Tatiana realiza ações em diversos pontos da cidade onde mora, com o intuito de proporcionar o acesso à educação básica para crianças que não tiveram tal oportunidade.
( ) Ao tentar liberar um crédito pessoal na agência bancária em que tem conta, Lauro teve seu pedido negado. Ele julga que tal negação se deve ao fato de residir em um bairro rotulado como perigoso em sua cidade.
Assinale a alternativa com a ordem correta:
ES IS ES.
ES ES ES.
IS IS IS.
ES IS IS.
IS ES ES.
Uma das mudanças mais importantes na Constituição de 1988 e que também foi estabelecida pelo novo Código Civil (2002) foi o fim da família como uma instituição indissolúvel e acima da liberdade de seus membros. O indivíduo passa a ser prioritário dentro da composição familiar. Para o senso comum, essa questão é de difícil compreensão. No entanto ela é fundamental para garantir a felicidade dos membros familiares.
Assinale a alternativa que justifica essa afirmação.
Estamos vivendo a supremacia dos indivíduos sobre as instituições. Dessa forma, qualquer pessoa pode romper sua união familiar, tendo filhos ou não, sem ter que arcar com a responsabilidades dessa ruptura.
A liberdade afetiva se dá de forma plena, não tendo qualquer compromisso com a estabilidade das relações.
A liberdade dos indivíduos dentro do ambiente familiar se dá apenas àqueles que têm mais de 18 anos. Estes podem ter liberdade de rompimento dos laços familiares e o estabelecimento de novos laços sem o consentimento ou a ciência de quem quer que seja.
Valoriza-se a relação estável entre os membros da família, a união e o sentimento afetivo em detrimento da preservação institucional.
A liberdade implica em constituir quantas famílias desejar ao mesmo tempo, com ou sem ciência do parceiro ou da parceira. Não há qualquer compromisso com a fidelidade ao relacionamento conjugal.
De acordo com o artigo 135 do Código Penal Brasileiro, "deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime de omissão de socorro. Em um caso de queda de nível elevado, vítima consciente, com fratura em membro inferior e provável traumatismo craniano, quais seriam as ações de primeiros socorros executadas de forma correta?
Tentar reposicionar o osso fraturado em sua posição anatômica e acionar o serviço de atendimento móvel de urgência SAMU.
Verificar a segurança do local, acionar o serviço integrado de atendimento ao trauma em emergência SIATE, acalmar a vítima orientando-a que não se movimente.
Caso não esteja envolvido no acidente, não é necessário executar ações de primeiros socorros, deixar que outra pessoa o faça.
Verificar a segurança do local, reposicionar o osso fraturado, improvisar uma tala e transportar a vítima ao pronto-socorro mais próximo.
Realizar um curativo compressivo na região da fratura, transportar a vítima ao pronto-socorro e acionar a polícia militar.
Ocasionado por diversas razões, como exposição ao calor, períodos prolongados sem consumir alimentos, estresses, cansaço físico, ambiente de trabalho com risco, altas temperaturas, entre outros, o Desmaio, também chamado de síncope, é uma perda de consciência repentina que ocorre quando a pressão arterial cai, e não chega oxigênio suficiente ao cérebro para manter suas funções plenamente ativas.
Alguns procedimentos devem ser realizados em casos de desmaio, analise as afirmações de acordo com a prioridade de atendimento:
Se a vítima não responde, jogar água fria em sua face e/ou sacudí-la com movimentos rápidos e seguros.
Afastá-la de local que ofereça perigo como portas, escadas e janelas. Se ainda acordada, sentá-la com a cabeça abaixo dos joelhos e pressionar sua nuca para melhorar a oxigenação cerebral.
Mantê-la deitada com a cabeça lateralizada e oferecer água ou álcool para a vítima beber.
Manter a vítima em segurança e caso ela não recobre a consciência em até dez minutos, é recomendado acionar o serviço de atendimento médico de urgência.
Assim que o desmaio passar, incentivar a vítima a caminhar a fim de melhorar a oxigenação.
Na parada cardiorrespiratória, a cada 1 minuto, cai 10% a chance de reversão e após 10 minutos sem nenhuma manobra, a efetividade do socorro é quase improvável. Com manobras eficientes, prolonga-se este tempo. Diante de uma situação em que a queixa inicial é de dor no peito seguida de um quadro de inconsciência e parada cardiorrespiratória (PCR), identifique qual alternativa retrata o correto atendimento inicial de primeiros socorros, para atendentes leigos.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com compressões torácicas.
A Reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com respiração boca a boca.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com o desfibrilador automático externo (DEA).
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com ventilação boca a boca seguida de compressões torácicas.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com soco precordial.
A família ocidental é o resultado do encontro entre a institucionalização da família romana e os costumes germânicos. Vale lembrar da forte influência cultural judaico-cristã.
Há uma influência direta da constituição judaica na família ocidental. Existe a possibilidade de se agregarem herdeiros para a manutenção da propriedade e o desprendimento dos elementos consanguíneos formadores da família tradicional.
A família que se constituiu na Europa é fundada na herança etrusca da poligamia. A herança se dava pela eficiência dos jovens, independentes dos laços familiares consanguíneos.
A constituição da família ocidental é algo recente. Formada com o advento do capitalismo e da economia de mercado, ela responde às necessidades de propriedade e acumulação de riqueza.
Formada no sentido agrário e de sobrevivência popular, a família ocidental foi constituída pela vida agrária camponesa e herdada pelo proletariado urbano das cidades industriais europeias.
Segundo Piaget, a criança não é um adulto em miniatura, porém apresenta características próprias de sua idade. Nesse sentido, estudar o desenvolvimento humano significa descobrir que ele é determinado pela interação dos fatores, como:
I Hereditariedade; Crescimento Orgânico; Crescimento Cerebral; Aspecto físico-motor.
II Hereditariedade; Maturação Neurofisiológica; Meio Ambiente; Inconsciente; Crescimento Orgânico.
III Aspecto físico-motor; Aspecto Intelectual; Aspecto Afetivo-Emocional; Aspecto Social;
IV Aspecto Físico-Motor; Período SensórioMotor; Período Pré-Operatório; Período das Operações concretas.
Somente I, III e IV estão corretas.
Somente a IV está correta.
Somente a III está correta.
Todas estão corretas.
Somente I e II estão corretas.
De acordo com as premissas piagetianas, entender a esfera do processo de desenvolvimento é condição sine qua non para o ato de ensinar.
Com vistas a tal compreensão do desenrolar do nascimento até o ingresso na fase da adolescência, é correto afirmar:
I. A etapa sensório-motora abrange do nascimento aos dois anos de idade. Nessa fase, a criança baseia-se em percepções sensoriais e em esquemas motores para resolver problemas.
II. A etapa operatório-formal ocorre na adolescência. Nessa fase, o adolescente é capaz de raciocinar logicamente, utilizando hipóteses, independente de situações concretas.
III. Para Piaget, essas etapas não podem ser rigidamente demarcadas, pois elas se referem à média de idade das crianças e dependem da maturação.
IV. Embora Piaget tenha definido fases de desenvolvimento, ele não é taxativo na delimitação temporal delas.
Todas estão corretas.
Somente I, III e IV estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente a III está correta.
Somente I e II estão corretas.
De certo modo, é muito difícil que alguém ou algum grupo social esteja totalmente excluído de toda a sociedade. Geralmente, isso ocorre sobre uma parte dela. Assim, falar de inclusão é falar de democratizar os diferentes espaços para aqueles que não possuem acesso direto a eles
(Pena, R.F.A. Inclusão Social. Mundo Educação. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/inclusao-social.htm>. Acesso em: 09 jul. 2017.)
Acerca desse assunto, classifique os casos hipotéticos a seguir como Inclusão Social (IS) ou Exclusão Social (ES).
( ) Juliano tem 65 anos de idade e trabalha como vigia noturno há 20 anos na mesma empresa. Recentemente, devido à implantação de vigilância monitorada, foi dispensado do trabalho e tem tido dificuldade de conseguir recolocação no mercado por conta de sua idade.
( ) Tatiana realiza ações em diversos pontos da cidade onde mora, com o intuito de proporcionar o acesso à educação básica para crianças que não tiveram tal oportunidade.
( ) Ao tentar liberar um crédito pessoal na agência bancária em que tem conta, Lauro teve seu pedido negado. Ele julga que tal negação se deve ao fato de residir em um bairro rotulado como perigoso em sua cidade.
Assinale a alternativa com a ordem correta:
ES IS ES.
ES ES ES.
IS IS IS.
ES IS IS.
IS ES ES.
Uma das mudanças mais importantes na Constituição de 1988 e que também foi estabelecida pelo novo Código Civil (2002) foi o fim da família como uma instituição indissolúvel e acima da liberdade de seus membros. O indivíduo passa a ser prioritário dentro da composição familiar. Para o senso comum, essa questão é de difícil compreensão. No entanto ela é fundamental para garantir a felicidade dos membros familiares.
Assinale a alternativa que justifica essa afirmação.
Estamos vivendo a supremacia dos indivíduos sobre as instituições. Dessa forma, qualquer pessoa pode romper sua união familiar, tendo filhos ou não, sem ter que arcar com a responsabilidades dessa ruptura.
A liberdade afetiva se dá de forma plena, não tendo qualquer compromisso com a estabilidade das relações.
A liberdade dos indivíduos dentro do ambiente familiar se dá apenas àqueles que têm mais de 18 anos. Estes podem ter liberdade de rompimento dos laços familiares e o estabelecimento de novos laços sem o consentimento ou a ciência de quem quer que seja.
Valoriza-se a relação estável entre os membros da família, a união e o sentimento afetivo em detrimento da preservação institucional.
A liberdade implica em constituir quantas famílias desejar ao mesmo tempo, com ou sem ciência do parceiro ou da parceira. Não há qualquer compromisso com a fidelidade ao relacionamento conjugal.
De acordo com o artigo 135 do Código Penal Brasileiro, "deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime de omissão de socorro. Em um caso de queda de nível elevado, vítima consciente, com fratura em membro inferior e provável traumatismo craniano, quais seriam as ações de primeiros socorros executadas de forma correta?
Tentar reposicionar o osso fraturado em sua posição anatômica e acionar o serviço de atendimento móvel de urgência SAMU.
Verificar a segurança do local, acionar o serviço integrado de atendimento ao trauma em emergência SIATE, acalmar a vítima orientando-a que não se movimente.
Caso não esteja envolvido no acidente, não é necessário executar ações de primeiros socorros, deixar que outra pessoa o faça.
Verificar a segurança do local, reposicionar o osso fraturado, improvisar uma tala e transportar a vítima ao pronto-socorro mais próximo.
Realizar um curativo compressivo na região da fratura, transportar a vítima ao pronto-socorro e acionar a polícia militar.
Ocasionado por diversas razões, como exposição ao calor, períodos prolongados sem consumir alimentos, estresses, cansaço físico, ambiente de trabalho com risco, altas temperaturas, entre outros, o Desmaio, também chamado de síncope, é uma perda de consciência repentina que ocorre quando a pressão arterial cai, e não chega oxigênio suficiente ao cérebro para manter suas funções plenamente ativas.
Alguns procedimentos devem ser realizados em casos de desmaio, analise as afirmações de acordo com a prioridade de atendimento:
Se a vítima não responde, jogar água fria em sua face e/ou sacudí-la com movimentos rápidos e seguros.
Afastá-la de local que ofereça perigo como portas, escadas e janelas. Se ainda acordada, sentá-la com a cabeça abaixo dos joelhos e pressionar sua nuca para melhorar a oxigenação cerebral.
Mantê-la deitada com a cabeça lateralizada e oferecer água ou álcool para a vítima beber.
Manter a vítima em segurança e caso ela não recobre a consciência em até dez minutos, é recomendado acionar o serviço de atendimento médico de urgência.
Assim que o desmaio passar, incentivar a vítima a caminhar a fim de melhorar a oxigenação.
Na parada cardiorrespiratória, a cada 1 minuto, cai 10% a chance de reversão e após 10 minutos sem nenhuma manobra, a efetividade do socorro é quase improvável. Com manobras eficientes, prolonga-se este tempo. Diante de uma situação em que a queixa inicial é de dor no peito seguida de um quadro de inconsciência e parada cardiorrespiratória (PCR), identifique qual alternativa retrata o correto atendimento inicial de primeiros socorros, para atendentes leigos.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com compressões torácicas.
A Reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com respiração boca a boca.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com o desfibrilador automático externo (DEA).
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com ventilação boca a boca seguida de compressões torácicas.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com soco precordial.
Somente I, III e IV estão corretas.
Somente a IV está correta.
Somente a III está correta.
Todas estão corretas.
Somente I e II estão corretas.
De acordo com as premissas piagetianas, entender a esfera do processo de desenvolvimento é condição sine qua non para o ato de ensinar.
Com vistas a tal compreensão do desenrolar do nascimento até o ingresso na fase da adolescência, é correto afirmar:
I. A etapa sensório-motora abrange do nascimento aos dois anos de idade. Nessa fase, a criança baseia-se em percepções sensoriais e em esquemas motores para resolver problemas.
II. A etapa operatório-formal ocorre na adolescência. Nessa fase, o adolescente é capaz de raciocinar logicamente, utilizando hipóteses, independente de situações concretas.
III. Para Piaget, essas etapas não podem ser rigidamente demarcadas, pois elas se referem à média de idade das crianças e dependem da maturação.
IV. Embora Piaget tenha definido fases de desenvolvimento, ele não é taxativo na delimitação temporal delas.
Todas estão corretas.
Somente I, III e IV estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente a III está correta.
Somente I e II estão corretas.
De certo modo, é muito difícil que alguém ou algum grupo social esteja totalmente excluído de toda a sociedade. Geralmente, isso ocorre sobre uma parte dela. Assim, falar de inclusão é falar de democratizar os diferentes espaços para aqueles que não possuem acesso direto a eles
(Pena, R.F.A. Inclusão Social. Mundo Educação. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/inclusao-social.htm>. Acesso em: 09 jul. 2017.)
Acerca desse assunto, classifique os casos hipotéticos a seguir como Inclusão Social (IS) ou Exclusão Social (ES).
( ) Juliano tem 65 anos de idade e trabalha como vigia noturno há 20 anos na mesma empresa. Recentemente, devido à implantação de vigilância monitorada, foi dispensado do trabalho e tem tido dificuldade de conseguir recolocação no mercado por conta de sua idade.
( ) Tatiana realiza ações em diversos pontos da cidade onde mora, com o intuito de proporcionar o acesso à educação básica para crianças que não tiveram tal oportunidade.
( ) Ao tentar liberar um crédito pessoal na agência bancária em que tem conta, Lauro teve seu pedido negado. Ele julga que tal negação se deve ao fato de residir em um bairro rotulado como perigoso em sua cidade.
Assinale a alternativa com a ordem correta:
ES IS ES.
ES ES ES.
IS IS IS.
ES IS IS.
IS ES ES.
Uma das mudanças mais importantes na Constituição de 1988 e que também foi estabelecida pelo novo Código Civil (2002) foi o fim da família como uma instituição indissolúvel e acima da liberdade de seus membros. O indivíduo passa a ser prioritário dentro da composição familiar. Para o senso comum, essa questão é de difícil compreensão. No entanto ela é fundamental para garantir a felicidade dos membros familiares.
Assinale a alternativa que justifica essa afirmação.
Estamos vivendo a supremacia dos indivíduos sobre as instituições. Dessa forma, qualquer pessoa pode romper sua união familiar, tendo filhos ou não, sem ter que arcar com a responsabilidades dessa ruptura.
A liberdade afetiva se dá de forma plena, não tendo qualquer compromisso com a estabilidade das relações.
A liberdade dos indivíduos dentro do ambiente familiar se dá apenas àqueles que têm mais de 18 anos. Estes podem ter liberdade de rompimento dos laços familiares e o estabelecimento de novos laços sem o consentimento ou a ciência de quem quer que seja.
Valoriza-se a relação estável entre os membros da família, a união e o sentimento afetivo em detrimento da preservação institucional.
A liberdade implica em constituir quantas famílias desejar ao mesmo tempo, com ou sem ciência do parceiro ou da parceira. Não há qualquer compromisso com a fidelidade ao relacionamento conjugal.
De acordo com o artigo 135 do Código Penal Brasileiro, "deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime de omissão de socorro. Em um caso de queda de nível elevado, vítima consciente, com fratura em membro inferior e provável traumatismo craniano, quais seriam as ações de primeiros socorros executadas de forma correta?
Tentar reposicionar o osso fraturado em sua posição anatômica e acionar o serviço de atendimento móvel de urgência SAMU.
Verificar a segurança do local, acionar o serviço integrado de atendimento ao trauma em emergência SIATE, acalmar a vítima orientando-a que não se movimente.
Caso não esteja envolvido no acidente, não é necessário executar ações de primeiros socorros, deixar que outra pessoa o faça.
Verificar a segurança do local, reposicionar o osso fraturado, improvisar uma tala e transportar a vítima ao pronto-socorro mais próximo.
Realizar um curativo compressivo na região da fratura, transportar a vítima ao pronto-socorro e acionar a polícia militar.
Ocasionado por diversas razões, como exposição ao calor, períodos prolongados sem consumir alimentos, estresses, cansaço físico, ambiente de trabalho com risco, altas temperaturas, entre outros, o Desmaio, também chamado de síncope, é uma perda de consciência repentina que ocorre quando a pressão arterial cai, e não chega oxigênio suficiente ao cérebro para manter suas funções plenamente ativas.
Alguns procedimentos devem ser realizados em casos de desmaio, analise as afirmações de acordo com a prioridade de atendimento:
Se a vítima não responde, jogar água fria em sua face e/ou sacudí-la com movimentos rápidos e seguros.
Afastá-la de local que ofereça perigo como portas, escadas e janelas. Se ainda acordada, sentá-la com a cabeça abaixo dos joelhos e pressionar sua nuca para melhorar a oxigenação cerebral.
Mantê-la deitada com a cabeça lateralizada e oferecer água ou álcool para a vítima beber.
Manter a vítima em segurança e caso ela não recobre a consciência em até dez minutos, é recomendado acionar o serviço de atendimento médico de urgência.
Assim que o desmaio passar, incentivar a vítima a caminhar a fim de melhorar a oxigenação.
Na parada cardiorrespiratória, a cada 1 minuto, cai 10% a chance de reversão e após 10 minutos sem nenhuma manobra, a efetividade do socorro é quase improvável. Com manobras eficientes, prolonga-se este tempo. Diante de uma situação em que a queixa inicial é de dor no peito seguida de um quadro de inconsciência e parada cardiorrespiratória (PCR), identifique qual alternativa retrata o correto atendimento inicial de primeiros socorros, para atendentes leigos.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com compressões torácicas.
A Reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com respiração boca a boca.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com o desfibrilador automático externo (DEA).
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com ventilação boca a boca seguida de compressões torácicas.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com soco precordial.
II. A etapa operatório-formal ocorre na adolescência. Nessa fase, o adolescente é capaz de raciocinar logicamente, utilizando hipóteses, independente de situações concretas.
III. Para Piaget, essas etapas não podem ser rigidamente demarcadas, pois elas se referem à média de idade das crianças e dependem da maturação.
IV. Embora Piaget tenha definido fases de desenvolvimento, ele não é taxativo na delimitação temporal delas.
Todas estão corretas.
Somente I, III e IV estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente a III está correta.
Somente I e II estão corretas.
De certo modo, é muito difícil que alguém ou algum grupo social esteja totalmente excluído de toda a sociedade. Geralmente, isso ocorre sobre uma parte dela. Assim, falar de inclusão é falar de democratizar os diferentes espaços para aqueles que não possuem acesso direto a eles
(Pena, R.F.A. Inclusão Social. Mundo Educação. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/inclusao-social.htm>. Acesso em: 09 jul. 2017.)
Acerca desse assunto, classifique os casos hipotéticos a seguir como Inclusão Social (IS) ou Exclusão Social (ES).
( ) Juliano tem 65 anos de idade e trabalha como vigia noturno há 20 anos na mesma empresa. Recentemente, devido à implantação de vigilância monitorada, foi dispensado do trabalho e tem tido dificuldade de conseguir recolocação no mercado por conta de sua idade.
( ) Tatiana realiza ações em diversos pontos da cidade onde mora, com o intuito de proporcionar o acesso à educação básica para crianças que não tiveram tal oportunidade.
( ) Ao tentar liberar um crédito pessoal na agência bancária em que tem conta, Lauro teve seu pedido negado. Ele julga que tal negação se deve ao fato de residir em um bairro rotulado como perigoso em sua cidade.
Assinale a alternativa com a ordem correta:
ES IS ES.
ES ES ES.
IS IS IS.
ES IS IS.
IS ES ES.
Uma das mudanças mais importantes na Constituição de 1988 e que também foi estabelecida pelo novo Código Civil (2002) foi o fim da família como uma instituição indissolúvel e acima da liberdade de seus membros. O indivíduo passa a ser prioritário dentro da composição familiar. Para o senso comum, essa questão é de difícil compreensão. No entanto ela é fundamental para garantir a felicidade dos membros familiares.
Assinale a alternativa que justifica essa afirmação.
Estamos vivendo a supremacia dos indivíduos sobre as instituições. Dessa forma, qualquer pessoa pode romper sua união familiar, tendo filhos ou não, sem ter que arcar com a responsabilidades dessa ruptura.
A liberdade afetiva se dá de forma plena, não tendo qualquer compromisso com a estabilidade das relações.
A liberdade dos indivíduos dentro do ambiente familiar se dá apenas àqueles que têm mais de 18 anos. Estes podem ter liberdade de rompimento dos laços familiares e o estabelecimento de novos laços sem o consentimento ou a ciência de quem quer que seja.
Valoriza-se a relação estável entre os membros da família, a união e o sentimento afetivo em detrimento da preservação institucional.
A liberdade implica em constituir quantas famílias desejar ao mesmo tempo, com ou sem ciência do parceiro ou da parceira. Não há qualquer compromisso com a fidelidade ao relacionamento conjugal.
De acordo com o artigo 135 do Código Penal Brasileiro, "deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime de omissão de socorro. Em um caso de queda de nível elevado, vítima consciente, com fratura em membro inferior e provável traumatismo craniano, quais seriam as ações de primeiros socorros executadas de forma correta?
Tentar reposicionar o osso fraturado em sua posição anatômica e acionar o serviço de atendimento móvel de urgência SAMU.
Verificar a segurança do local, acionar o serviço integrado de atendimento ao trauma em emergência SIATE, acalmar a vítima orientando-a que não se movimente.
Caso não esteja envolvido no acidente, não é necessário executar ações de primeiros socorros, deixar que outra pessoa o faça.
Verificar a segurança do local, reposicionar o osso fraturado, improvisar uma tala e transportar a vítima ao pronto-socorro mais próximo.
Realizar um curativo compressivo na região da fratura, transportar a vítima ao pronto-socorro e acionar a polícia militar.
Ocasionado por diversas razões, como exposição ao calor, períodos prolongados sem consumir alimentos, estresses, cansaço físico, ambiente de trabalho com risco, altas temperaturas, entre outros, o Desmaio, também chamado de síncope, é uma perda de consciência repentina que ocorre quando a pressão arterial cai, e não chega oxigênio suficiente ao cérebro para manter suas funções plenamente ativas.
Alguns procedimentos devem ser realizados em casos de desmaio, analise as afirmações de acordo com a prioridade de atendimento:
Se a vítima não responde, jogar água fria em sua face e/ou sacudí-la com movimentos rápidos e seguros.
Afastá-la de local que ofereça perigo como portas, escadas e janelas. Se ainda acordada, sentá-la com a cabeça abaixo dos joelhos e pressionar sua nuca para melhorar a oxigenação cerebral.
Mantê-la deitada com a cabeça lateralizada e oferecer água ou álcool para a vítima beber.
Manter a vítima em segurança e caso ela não recobre a consciência em até dez minutos, é recomendado acionar o serviço de atendimento médico de urgência.
Assim que o desmaio passar, incentivar a vítima a caminhar a fim de melhorar a oxigenação.
Na parada cardiorrespiratória, a cada 1 minuto, cai 10% a chance de reversão e após 10 minutos sem nenhuma manobra, a efetividade do socorro é quase improvável. Com manobras eficientes, prolonga-se este tempo. Diante de uma situação em que a queixa inicial é de dor no peito seguida de um quadro de inconsciência e parada cardiorrespiratória (PCR), identifique qual alternativa retrata o correto atendimento inicial de primeiros socorros, para atendentes leigos.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com compressões torácicas.
A Reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com respiração boca a boca.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com o desfibrilador automático externo (DEA).
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com ventilação boca a boca seguida de compressões torácicas.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com soco precordial.
ES IS ES.
ES ES ES.
IS IS IS.
ES IS IS.
IS ES ES.
Uma das mudanças mais importantes na Constituição de 1988 e que também foi estabelecida pelo novo Código Civil (2002) foi o fim da família como uma instituição indissolúvel e acima da liberdade de seus membros. O indivíduo passa a ser prioritário dentro da composição familiar. Para o senso comum, essa questão é de difícil compreensão. No entanto ela é fundamental para garantir a felicidade dos membros familiares.
Assinale a alternativa que justifica essa afirmação.
Estamos vivendo a supremacia dos indivíduos sobre as instituições. Dessa forma, qualquer pessoa pode romper sua união familiar, tendo filhos ou não, sem ter que arcar com a responsabilidades dessa ruptura.
A liberdade afetiva se dá de forma plena, não tendo qualquer compromisso com a estabilidade das relações.
A liberdade dos indivíduos dentro do ambiente familiar se dá apenas àqueles que têm mais de 18 anos. Estes podem ter liberdade de rompimento dos laços familiares e o estabelecimento de novos laços sem o consentimento ou a ciência de quem quer que seja.
Valoriza-se a relação estável entre os membros da família, a união e o sentimento afetivo em detrimento da preservação institucional.
A liberdade implica em constituir quantas famílias desejar ao mesmo tempo, com ou sem ciência do parceiro ou da parceira. Não há qualquer compromisso com a fidelidade ao relacionamento conjugal.
De acordo com o artigo 135 do Código Penal Brasileiro, "deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime de omissão de socorro. Em um caso de queda de nível elevado, vítima consciente, com fratura em membro inferior e provável traumatismo craniano, quais seriam as ações de primeiros socorros executadas de forma correta?
Tentar reposicionar o osso fraturado em sua posição anatômica e acionar o serviço de atendimento móvel de urgência SAMU.
Verificar a segurança do local, acionar o serviço integrado de atendimento ao trauma em emergência SIATE, acalmar a vítima orientando-a que não se movimente.
Caso não esteja envolvido no acidente, não é necessário executar ações de primeiros socorros, deixar que outra pessoa o faça.
Verificar a segurança do local, reposicionar o osso fraturado, improvisar uma tala e transportar a vítima ao pronto-socorro mais próximo.
Realizar um curativo compressivo na região da fratura, transportar a vítima ao pronto-socorro e acionar a polícia militar.
Ocasionado por diversas razões, como exposição ao calor, períodos prolongados sem consumir alimentos, estresses, cansaço físico, ambiente de trabalho com risco, altas temperaturas, entre outros, o Desmaio, também chamado de síncope, é uma perda de consciência repentina que ocorre quando a pressão arterial cai, e não chega oxigênio suficiente ao cérebro para manter suas funções plenamente ativas.
Alguns procedimentos devem ser realizados em casos de desmaio, analise as afirmações de acordo com a prioridade de atendimento:
Se a vítima não responde, jogar água fria em sua face e/ou sacudí-la com movimentos rápidos e seguros.
Afastá-la de local que ofereça perigo como portas, escadas e janelas. Se ainda acordada, sentá-la com a cabeça abaixo dos joelhos e pressionar sua nuca para melhorar a oxigenação cerebral.
Mantê-la deitada com a cabeça lateralizada e oferecer água ou álcool para a vítima beber.
Manter a vítima em segurança e caso ela não recobre a consciência em até dez minutos, é recomendado acionar o serviço de atendimento médico de urgência.
Assim que o desmaio passar, incentivar a vítima a caminhar a fim de melhorar a oxigenação.
Na parada cardiorrespiratória, a cada 1 minuto, cai 10% a chance de reversão e após 10 minutos sem nenhuma manobra, a efetividade do socorro é quase improvável. Com manobras eficientes, prolonga-se este tempo. Diante de uma situação em que a queixa inicial é de dor no peito seguida de um quadro de inconsciência e parada cardiorrespiratória (PCR), identifique qual alternativa retrata o correto atendimento inicial de primeiros socorros, para atendentes leigos.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com compressões torácicas.
A Reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com respiração boca a boca.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com o desfibrilador automático externo (DEA).
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com ventilação boca a boca seguida de compressões torácicas.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com soco precordial.
Estamos vivendo a supremacia dos indivíduos sobre as instituições. Dessa forma, qualquer pessoa pode romper sua união familiar, tendo filhos ou não, sem ter que arcar com a responsabilidades dessa ruptura.
A liberdade afetiva se dá de forma plena, não tendo qualquer compromisso com a estabilidade das relações.
A liberdade dos indivíduos dentro do ambiente familiar se dá apenas àqueles que têm mais de 18 anos. Estes podem ter liberdade de rompimento dos laços familiares e o estabelecimento de novos laços sem o consentimento ou a ciência de quem quer que seja.
Valoriza-se a relação estável entre os membros da família, a união e o sentimento afetivo em detrimento da preservação institucional.
A liberdade implica em constituir quantas famílias desejar ao mesmo tempo, com ou sem ciência do parceiro ou da parceira. Não há qualquer compromisso com a fidelidade ao relacionamento conjugal.
De acordo com o artigo 135 do Código Penal Brasileiro, "deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime de omissão de socorro. Em um caso de queda de nível elevado, vítima consciente, com fratura em membro inferior e provável traumatismo craniano, quais seriam as ações de primeiros socorros executadas de forma correta?
Tentar reposicionar o osso fraturado em sua posição anatômica e acionar o serviço de atendimento móvel de urgência SAMU.
Verificar a segurança do local, acionar o serviço integrado de atendimento ao trauma em emergência SIATE, acalmar a vítima orientando-a que não se movimente.
Caso não esteja envolvido no acidente, não é necessário executar ações de primeiros socorros, deixar que outra pessoa o faça.
Verificar a segurança do local, reposicionar o osso fraturado, improvisar uma tala e transportar a vítima ao pronto-socorro mais próximo.
Realizar um curativo compressivo na região da fratura, transportar a vítima ao pronto-socorro e acionar a polícia militar.
Ocasionado por diversas razões, como exposição ao calor, períodos prolongados sem consumir alimentos, estresses, cansaço físico, ambiente de trabalho com risco, altas temperaturas, entre outros, o Desmaio, também chamado de síncope, é uma perda de consciência repentina que ocorre quando a pressão arterial cai, e não chega oxigênio suficiente ao cérebro para manter suas funções plenamente ativas.
Alguns procedimentos devem ser realizados em casos de desmaio, analise as afirmações de acordo com a prioridade de atendimento:
Se a vítima não responde, jogar água fria em sua face e/ou sacudí-la com movimentos rápidos e seguros.
Afastá-la de local que ofereça perigo como portas, escadas e janelas. Se ainda acordada, sentá-la com a cabeça abaixo dos joelhos e pressionar sua nuca para melhorar a oxigenação cerebral.
Mantê-la deitada com a cabeça lateralizada e oferecer água ou álcool para a vítima beber.
Manter a vítima em segurança e caso ela não recobre a consciência em até dez minutos, é recomendado acionar o serviço de atendimento médico de urgência.
Assim que o desmaio passar, incentivar a vítima a caminhar a fim de melhorar a oxigenação.
Na parada cardiorrespiratória, a cada 1 minuto, cai 10% a chance de reversão e após 10 minutos sem nenhuma manobra, a efetividade do socorro é quase improvável. Com manobras eficientes, prolonga-se este tempo. Diante de uma situação em que a queixa inicial é de dor no peito seguida de um quadro de inconsciência e parada cardiorrespiratória (PCR), identifique qual alternativa retrata o correto atendimento inicial de primeiros socorros, para atendentes leigos.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com compressões torácicas.
A Reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com respiração boca a boca.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com o desfibrilador automático externo (DEA).
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com ventilação boca a boca seguida de compressões torácicas.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com soco precordial.
Tentar reposicionar o osso fraturado em sua posição anatômica e acionar o serviço de atendimento móvel de urgência SAMU.
Verificar a segurança do local, acionar o serviço integrado de atendimento ao trauma em emergência SIATE, acalmar a vítima orientando-a que não se movimente.
Caso não esteja envolvido no acidente, não é necessário executar ações de primeiros socorros, deixar que outra pessoa o faça.
Verificar a segurança do local, reposicionar o osso fraturado, improvisar uma tala e transportar a vítima ao pronto-socorro mais próximo.
Realizar um curativo compressivo na região da fratura, transportar a vítima ao pronto-socorro e acionar a polícia militar.
Ocasionado por diversas razões, como exposição ao calor, períodos prolongados sem consumir alimentos, estresses, cansaço físico, ambiente de trabalho com risco, altas temperaturas, entre outros, o Desmaio, também chamado de síncope, é uma perda de consciência repentina que ocorre quando a pressão arterial cai, e não chega oxigênio suficiente ao cérebro para manter suas funções plenamente ativas.
Alguns procedimentos devem ser realizados em casos de desmaio, analise as afirmações de acordo com a prioridade de atendimento:
Se a vítima não responde, jogar água fria em sua face e/ou sacudí-la com movimentos rápidos e seguros.
Afastá-la de local que ofereça perigo como portas, escadas e janelas. Se ainda acordada, sentá-la com a cabeça abaixo dos joelhos e pressionar sua nuca para melhorar a oxigenação cerebral.
Mantê-la deitada com a cabeça lateralizada e oferecer água ou álcool para a vítima beber.
Manter a vítima em segurança e caso ela não recobre a consciência em até dez minutos, é recomendado acionar o serviço de atendimento médico de urgência.
Assim que o desmaio passar, incentivar a vítima a caminhar a fim de melhorar a oxigenação.
Na parada cardiorrespiratória, a cada 1 minuto, cai 10% a chance de reversão e após 10 minutos sem nenhuma manobra, a efetividade do socorro é quase improvável. Com manobras eficientes, prolonga-se este tempo. Diante de uma situação em que a queixa inicial é de dor no peito seguida de um quadro de inconsciência e parada cardiorrespiratória (PCR), identifique qual alternativa retrata o correto atendimento inicial de primeiros socorros, para atendentes leigos.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com compressões torácicas.
A Reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com respiração boca a boca.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com o desfibrilador automático externo (DEA).
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com ventilação boca a boca seguida de compressões torácicas.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com soco precordial.
Se a vítima não responde, jogar água fria em sua face e/ou sacudí-la com movimentos rápidos e seguros.
Afastá-la de local que ofereça perigo como portas, escadas e janelas. Se ainda acordada, sentá-la com a cabeça abaixo dos joelhos e pressionar sua nuca para melhorar a oxigenação cerebral.
Mantê-la deitada com a cabeça lateralizada e oferecer água ou álcool para a vítima beber.
Manter a vítima em segurança e caso ela não recobre a consciência em até dez minutos, é recomendado acionar o serviço de atendimento médico de urgência.
Assim que o desmaio passar, incentivar a vítima a caminhar a fim de melhorar a oxigenação.
Na parada cardiorrespiratória, a cada 1 minuto, cai 10% a chance de reversão e após 10 minutos sem nenhuma manobra, a efetividade do socorro é quase improvável. Com manobras eficientes, prolonga-se este tempo. Diante de uma situação em que a queixa inicial é de dor no peito seguida de um quadro de inconsciência e parada cardiorrespiratória (PCR), identifique qual alternativa retrata o correto atendimento inicial de primeiros socorros, para atendentes leigos.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com compressões torácicas.
A Reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com respiração boca a boca.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com o desfibrilador automático externo (DEA).
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com ventilação boca a boca seguida de compressões torácicas.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com soco precordial.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com compressões torácicas.
A Reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com respiração boca a boca.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com o desfibrilador automático externo (DEA).
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com ventilação boca a boca seguida de compressões torácicas.
A reanimação cardiopulmonar, de acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, deve ser iniciada com soco precordial.